![](https://podernews.com.br/wp-content/uploads/2023/11/saneamento-rural.jpg)
Foi realizado, na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, um seminário intitulado “Desafios do Saneamento Rural”, no qual foram apresentados no Pacto pelo Saneamento Básico do Ceará.
Siga o Poder News no Instagram.
Na ocasião, que ocorreu nesta terça-feira, 14, discutidos desafios da implementação da governança do Pacto, salientados pela secretária executiva do Conselho de Altos Estudos, Luiza Martins.
Segundo ela, é preciso pensar no “pós Pacto”, ou seja, dar continuidade às informações que foram levantadas e o que foi agendado como de extrema importância.
“Precisamos transformar essa política numa política de estado”, complementa. Luiz ressalta que faz parte também das funções do legislativo analisar, fiscalizar e propor políticas públicas, visando sempre o bem comum da população.
Segundo a coordenadora técnica do Pacto pelo Saneamento Básico, Rosana Garjulli, existem desafios de implantação e gerenciamento, tanto do abastecimento como do esgotamento sanitário nas áreas rurais.
“A questão dos resíduos sólidos também representa um problema significativo, porque todos os lixões que ainda existem a céu aberto no estado estão na periferia das cidades, mas normalmente nas áreas rurais”, explica.
Para Rosana, os principais desafios hoje na área do saneamento rural são o financiamento para a universalização do serviço, uma legislação específica para o setor, o fortalecimento institucional e tecnologias adaptadas à realidade do rural.
Presenças
Dentre os que participaram do encontro, estão os secretários executivos de Desenvolvimento Agrário e o de Fomento Produtivo e Agroecologia da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), Marcos Jacinto e Pedro Neto.
Também compareceram o deputado Missias Dias, representado pelo assessor Júnior Mendes; a secretária executiva do Conselho de Altos Estudos, Luiza Martins e o deputado Renato Roseno, representado pelo assessor Wellington Romão.