O evento marca o início da série de atividades realizadas em alusão à Semana do Meio Ambiente / Divulgação

Estudantes da Rede Municipal de Ensino participaram nesta segunda-feira, 5, da abertura do I Simpósio Regional de Educação e Práticas Ambientais. O momento ocorreu na sede da Universidade Federal do Cariri – Campus Juazeiro. A programação segue até esta terça-feira, 6.

O evento é uma iniciativa conjunta da Prefeitura, Autarquia Municipal de Meio Ambiente – AMAJU, Secretaria de Educação – SEDUC, através da Fundação Escola de Educação Ambiental Monsenhor Murilo de Sá Barreto, Geopark Araripe Mundial da UNESCO e Universidade Federal do Cariri – UFCA.

Com o tema “Nas Veredas da Educação Ambiental”, o evento marca o início da série de atividades realizadas em alusão à Semana do Meio Ambiente. 

A programação conta com workshops, minicursos, oficinas, capacitação, troca de experiências e planejamento de ações, além de oficinas temáticas. A fanfarra da Escola Iva Emídio Gondim abriu, oficialmente, a cerimônia.

O Prefeito Glêdson Bezerra destacou a importância do Simpósio.

 “A preservação do meio ambiente é uma ação que deve ser permanente, e fico feliz em ver tantos estudantes presentes neste momento formativo, com uma temática tão grandiosa e que tanto precisa ser debatida”, afirmou Bezerra 

A secretária de Educação, Pergentina Jardim, ressaltou a atuação da Escola Ambiental, do Núcleo de Educação Ambiental (NEA), nas unidades de ensino, e do Sistema Integrado de Sensibilização e Práticas em Educação Socioambiental – SISPEA. 

“São práticas contínuas dentro do contexto e da rotina escolar, a fim de sensibilizar e conscientizar, desde muito cedo, a importância e a necessidade de cuidar da nossa casa, do nosso lugar”, disse Pergentina

Eraldo Oliveira, superintendente da Amaju, reforçou que todo o trabalho de conscientização começa a partir da educação, mobilizando esforços para que o fortalecimento das práticas ambientais seja cada vez mais eficaz.

O evento contou, também, com a presença do diretor Executivo do Geopark Araripe, Eduardo Guimarães, do diretor de Geoeducação do Geopark, Fábio Alexandre, da docente do programa de pós-graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável da UFCA, 

Ainda, Celme Torres, além do secretário de Meio Ambiente do Município de Santana do Cariri, Paulo Henrique de Souza. O comandante da Guarda Civil Metropolitana (GCM), Jozimar Correia, também participou da solenidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *