Skip to content
PODER NEWS

PODER NEWS

Política, Economia e Análise. Conteúdo que informa, opinião que transforma

BANNER_955x150_ANIMADO

Primary Menu

Santiago: 324 atletas brasileiros participam da abetura dos Parapan

Poder News 18 de novembro de 2023
Delegação brasileira, na ocasião / Washington Alves/CPB

Os Jogos Parapan-Americanos de Santiago foram inaugurados em uma super cerimônia, na noite de sexta-feira, 17, no Estádio Nacional.

Siga o Poder News no Instagram.

Na ocasião, foram homenageados a pioneiros do esporte paralímpico chileno e destaque à cultura local e à importância do país-sede na astronomia mundial.

A competição segue até o dia 26 de novembro, com 1.927 atletas de 33 países.

Cerimônia começou às 20h45, com a bandeira do país-sede trazida pela nadadora chilena Valentina Muñoz, ouro no Parapan de Lima, no Peru, em 2019.

Após a execução do hino nacional dos anfitriões, as delegações participantes desfilaram em ordem alfabética – a exceção do próprio Chile, última a se apresentar no estádio.

Quinta a desfilar, a delegação do Brasil teve como porta-bandeiras Claudiney dos Santos, bicampeão paralímpico do lançamento do disco, e Mariana d’Andrea, ouro na Paralimpíada de Tóquio, no Japão, em 2021.

O país está em Santiago com 324 atletas com deficiência, além de dez atletas-guia do atletismo (que auxiliam os corredores cegos), três calheiros da bocha (modalidade para esportistas com elevado grau de comprometimento motor) e dois goleiros do futebol de cegos (únicos do time que enxergam).

Evento
A bandeira do Comitê Paralímpico das Américas (APC, sigla em inglês) foi trazida por seis personalidades do esporte adaptado, entre elas o ex-nadador Gabriel Vallejos, primeiro a representar o Chile em Paralimpíadas, nos Jogos de Barcelona, na Espanha, em 1992.

O presidente chileno, Gabriel Boric, declarou o Parapan aberto, enquanto Victor Hugo Silva, capitão da seleção anfitriã de futebol de cegos, realizou o juramento do atleta.

A reta final da cerimônia reservou uma apresentação em referência ao Alma, instalação no deserto do Atacama, com 66 antenas, a mais de cinco mil metros de altitude e que é considerado o maior projeto astronômico do mundo.

A pira do Parapan foi acesa por Cristian Valenzuela, primeiro chileno a conquistar uma medalha de ouro paralímpica, nos Jogos de Londres, no Reino Unido, em 2012.

Post navigation

Previous: BB pede perdão por ter contribuído com a escravidão no Brasil
Next: Comissão debate inclusão de datas judaicas e islâmicas no calendário
Copyright © All rights reserved. | MoreNews by AF themes.