
Segundo dados recentes do Ministério da Saúde, o Brasil registrou um aumento nos casos de HIV/AIDS em homens com idade entre 15 e 29 anos. Dados são de 2022.
Siga o Poder News no Instagram.
O documento mostra que, entre 2007 e junho de 2022, foram 102.869 casos (23,7%) nessa população, sendo 25,2% em pessoas do sexo masculino e 19,9% nas do sexo feminino.
Prevenção e campanha
No mês de Dezembro, a campanha Dezembro Vermelho vem para conscientizar a população sobre a necessidade de prevenção contra a Aids, que ainda é uma das principais preocupações de saúde pública no Brasil.
De acordo com o professor da Faculdade Serra Dourada e enfermeiro Pedro Ibarra, a prevenção é crucial e o uso de preservativos é a melhor maneira de se cuidar.
“Uso de preservativos, a expansão da Profilaxia Pré exposição (PrEP), maior facilidade de acesso a Profilaxia Pós Exposição (PEP), testagem regular, educação sobre práticas sexuais seguras e o acesso a informações precisas são essenciais para reduzir o número de novos casos”, comenta
Ainda de acordo com Pedro, embora as pessoas que vivem com HIV hoje em dia disponham de tratamentos eficazes, é preciso seguir com rotina regulada.
“Elas precisam tomar regular e constantemente medicações e ter uma rotina bem rígida de cuidados, exames e controles médicos, já que ainda se trata de uma infecção sem cura”, diz.
Ajuda profissional
Em caso de dúvidas, suspeitas ou diagnóstico positivo, Pedro Ibarra orienta a população a procurar ajuda profissional.
“Os serviços de saúde oferecem testes gratuitos, através de consultas com o enfermeiro e acompanhamento médico, garantindo um suporte adequado. É fundamental promover diálogos abertos, desmistificar tabus e garantir que as pessoas saibam onde encontrar ajuda e apoio”, afirma.