Será apresentado gratuitamente ao público o protótipo do eVTOL Genesis X1, um carro voador elétrico, que planeja revolucionar a mobilidade urbana.
Siga o Poder News no Instagram.
Modelo é desenvolvido pela Vertical Connect, startup cearense de mobilidade aérea e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).
O evento de lançamento será na Praça BS, no prédio BS Design (Meirelles, Fortaleza), nesta quinta-feira, 21, às 10h. Não é necessária inscrição prévia.
Entenda
O Genesis X1, veículo para ser alternativa de locomoção em centros urbanos com alta eficiência e segurança, será um eVTOL homologado para duas pessoas e que deve se concentrar em rotas essencialmente urbanas, mas com preço acessível.
O carro terá 8 rotores e 8 hélices e será capaz de levar dois passageiros, além de ser equipado com sistemas de segurança avançados. Dentre eles: sistemas anticolisão e pára-quedas balísticos, posicionados estrategicamente na aeronave para proporcionar mais segurança.
Por ser 100% elétrico, os custos para abastecimento do Genesis X1 são bem menores do que um carro a gasolina.
Além disso, os motores elétricos são de manutenção muito mais fácil do que os a combustão, com mais segurança e recursos de redundância avançados.
Mais características do Gênesis-X1
Terá capacidade para duas pessoas, com 5 metros de comprimento, largura de 4,8 metros e altura de 1,40 metros.
O tempo máximo de voo será de 60 minutos.
Alcançará velocidade máxima de 130 km/hora.
Contará com oito hélices e oito motores elétricos e terá fuselagem composta de fibra de carbono aeronáutico.
A perspectiva é que o modelo seja usado para os deslocamentos urbanos em um futuro que esteja pronto para a utilização dos carros voadores, com ajustes na infraestrutura e nas regulações.
O Gênesis-X1 é planejado para operar com voos totalmente elétricos, sem o uso de combustíveis fósseis.
Em comparação com os helicópteros, os eVTOL fazem trajetos mais curtos e são mais silenciosos.
O Gênesis-X1 deverá fazer o deslocamento entre vertiportos, locais de pouso e decolagem menores do que helipontos e que darão mais opções de destinos para viagens.