
A Professora Maya Eliz anunciou, nesta quinta-feira, 18, sua pré-candidatura à Prefeitura de Fortaleza pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL).
Siga o Poder News no Instagram.
Esta, se concretizada, poderá marcar a primeira vez que uma candidata trans concorre a chefia executiva da cidade.
No anúncio, Maya Eliz afirmou que “está pronta para desafiar o status quo e atender às necessidades de todos os fortalezenses”.
Ela destaca os problemas das políticas públicas excludentes elaboradas pelo atual governo municipal e pelos riscos de ter um candidato da extrema-direita, que coaduna com as práticas bolsonaristas de governar, bem colocado nas pesquisas.
“Fortaleza possui uma necessidade de mudança radical na administração da cidade. Nossa candidatura transcende as barreiras tradicionais, trazendo questões sociais, de gênero, diversidade e raça para o centro do debate político em Fortaleza lançando luz para a mudança, inclusão e justiça social”, afirma a pré-candidata.
Suas propostas incluem:
– Educação mais diversa e inclusiva
– Fortalecimento do circuito cultural e investimento nas artes.
– Reforma da Guarda Municipal para garantir a segurança com humanidade e respeito.
– Revitalização do sistema de transporte público, tornando-o eficiente e acessível.
– Ampliação dos serviços de saúde e educação, com foco na equidade.
Esta pré-candidatura representa um marco histórico, pois Maya pode se tornar a primeira mulher trans a disputar a prefeitura da capital de um dos estados mais violentos contra a população LGBTQIAPN+ no Brasil.
Sua candidatura simboliza uma luta mais ampla por representatividade e inclusão na política brasileira.
Sobre a Pré-Candidata
Professora, ativista LGBTQIAPN+, com formação em Ciências Biológicas e Doutoranda em Educação, Maya tem um histórico de luta pela educação de qualidade e pelos direitos humanos. Sua trajetória é marcada pelo ativismo e pelo comprometimento com as causas sociais e ambientais.