A divulgação da primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi adiada para esta quarta-feira, 31.
Siga o Poder News no Instagram.
Em live realizada nesta manhã, o ministro da educação, Camilo Santana, adiantou que o resultado será divulgado apenas no início da tarde.
Segundo o cronograma, o resultado deveria ter sido divulgado na tarde de ontem, 30. O Ministério da Educação, à noite, que a plataforma virtual do Sisu apresentou instabilidade técnica e equipe de TI precisou reiniciar os protocolos de homologação – o que resultaria no adiamento dos resultados.
Ao longo do dia, muitos inscritos no Sisu reclamaram que não conseguiram encontrar seus resultados na plataforma.
Em dado momento da manhã, informações chegaram a ser lançadas no sistema, mas alunos apontaram que notas haviam sido alteradas, bem como cursos com número de aprovados superior ao de vagas.
Diante da crescente apreensão, Camilo Santana (PT) tranquilizou o público e afirmou que equipe de tecnologia está empenhada em normalizar a plataforma.
“A equipe de TI do MEC solicitou algumas horas para solucionar o problema. […] Agora a tarde, com certeza, a expectativa é que já possa ser divulgado o resultado do Sisu para nossos jovens que serão os futuros universitários do país”, afirmou, durante live do MEC no Youtube.
O Sisu 2024 ofertou 264.360 vagas, em 127 instituições públicas de ensino superior pelo país.
Caso seja aprovado na chamada regular, o aluno tem entre os dias 1º e 7 de fevereiro para fazer a matrícula na instituição de ensino escolhida.
Quem não for selecionado na chamada regular poderá manifestar interesse em participar da lista de espera de uma das vagas escolhidas durante a inscrição.