

O mês de janeiro mostrou um crescente número de empresas optando pelo Mercado Livre de Energia, de acordo com dados da Associação Brasileira de Comercializadores de Energia Elétrica (Abraceel).
Siga o Poder News no Instagram.
No período, cerca de 2.168 empresas comunicaram às suas distribuidoras que estão deixando o mercado regulado. No total, 16.791 empresas já decidiram se tornar consumidores livres entre 2024 e 2025.
Um dos principais benefícios da energia renovável no segmento de mercado é a redução das emissões de gases de efeito estufa.
No Mercado Livre de Energia, a empresa consome de fontes renováveis de energia, diminuindo significativamente sua emissão de carbono, e contribuindo para a mitigação das mudanças climáticas e para a preservação do meio ambiente.
Segundo dados da Abraceel, cerca de 58% dessas fontes são voltadas para o Ambiente de Contratação Livre, representando um aumento de 40% nos últimos 12 meses.
Dentre as grandes empresas, no Ceará, que se preocupam com o meio ambiente e fazem uso de energia limpa, a Durametal, indústria de confecção de tambores de freio, discos e cubos de roda, se destaca sendo atendida pela Kroma Energia a mais de 8 anos.
“A energia para gente é um insumo essencial, e sendo tão importante, necessita de parceiros realmente de muita confiança”, conta Filipe Gurgel, diretor da empresa parceira.
As empresas que ainda estão no mercado cativo, acabam ficando reféns das suas taxas anuais, das bandeiras tarifárias, da variação no preço e do seu consumo de energia no horário de ponta e fora ponta.
Quando migram para o livre, chegam a economizar até 40% na fatura mensal, adquirindo subsídios nas tarifas da distribuidora e consumindo fontes renováveis.