Skip to content
PODER NEWS

PODER NEWS

Política, Economia e Análise. Conteúdo que informa, opinião que transforma

BANNER_955x150_ANIMADO

Primary Menu

Operações de DOC e TEC chegam ao fim

Poder News 1 de março de 2024
Pix, modalidade preferida dos brasileiros, teve 17,6 bilhões de operações / Foto/Reprodução

Com a expansão do Pix, pagamento gratuito e instantâneo, as transações bancárias DOC e TEC chegaram ao fim. A partir desta quinta-feira, 29, após quase quatro décadas de utilização, as operações serão descontinuadas.

Siga o Poder News no Instagram.

A Federação Brasileira de Bancos já havia anunciado oficialmente, no dia 15 de janeiro, o fim das operações. Esta quinta será a data limite para a efetivação de algum pagamento pendente por meio deste tipo de transação.

“Com o surgimento do Pix e a alta movimentação bancária com menores taxas, tanto o TED quando o DOC, deixaram de ser a primeira opção dos clientes, que têm dado preferência ao Pix, por ser gratuito e instantâneo”, afirma Isaac Sidney, presidente da Febraban.

De acordo com dados recentemente divulgados pelo Banco Central, o DOC representou apenas 0,03% do processamento do Pix em novembro de 2023.

Em número de transações, o DOC ficou inclusive atrás dos cheques (125 milhões), da TED (448 milhões), dos boletos (2,09 bilhões), do cartão de débito (8,4 bilhões), do cartão de crédito (8,4 bilhões) e do Pix, a modalidade preferida dos brasileiros, com 17,6 bilhões de operações.

“O DOC, com seu modelo datado, enfrentava limitações em comparação com a inovação disruptiva do Pix em 2020. A eficiência do Pix tornou-se superior em todos os aspectos, marcando uma evolução crucial no Sistema Financeiro Nacional”, explica Danilo Porto, sócio da QI Tech, em entrevista ao portal Money Times.

RELACIONADAS

Post navigation

Previous: Ex-prefeito de Itapipoca pode se tornar inelegível; entenda
Next: Caixa abre inscrições para concurso com salários de até R$ 14,9 mil
Copyright © All rights reserved. | MoreNews by AF themes.