A professora da Escola José da Matta e Silva, Fabiana Fernandes, participou, nesta segunda-feira, 12, em Brasília, do lançamento do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, política brasileira lançada pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC).
A nova política de alfabetização irá subsidiar ações concretas dos estados, municípios e Distrito Federal, visando promover a alfabetização de todas as crianças do país.
O investimento será de 3 bilhões em quatro anos e tem como objetivo garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas até o final dos 2º anos do ensino fundamental, conforme previsto na meta 5 do Plano Nacional de Educação (PNE).
Segundo Fabiana, esse foi um momento ímpar para a educação brasileira e sobralense.
“Representar meu Estado e minha cidade foi de grande valia. O ministro da Educação, Camilo Santana, fez questão de citar Sobral como referência em educação e ressaltou o avanço que nossa cidade passou com a revolução provocada pelo senador Cid Gomes, prefeito da época”, afirmou a professora
De acordo com o MEC, a nova política é baseada em cinco eixos: Gestão e Governança, Formação de Profissionais de Educação, Infraestrutura Física e Pedagógica, Reconhecimento de Boas Práticas e Sistemas de Avaliação.
O MEC, como idealizador da política nacional, oferecerá apoio técnico e financeiro às redes de ensino, que também terão papéis e responsabilidades.
Outra novidade apresentada no evento por Camilo é que além das avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) de Português e Matemática, ocorrerão também avaliações de leitura para as crianças do ensino fundamental I, do 1º e 2º ano.