
Pesquisa do instituto Quaest divulgada neste domingo, 3, observou a opinião dos brasileiros sobre a Operação Lava Jato, conduzida pelo senador e ex-juiz Sergio Moro (União-PR) entre 2014 e 2021.
Siga o Poder News no Instagram.
Segundo a pesquisa, 44% desaprovam a postura do ex-juiz enquanto 40% aprovam. Outros 3% não possuem uma opinião formada e 12% não souberam ou não responderam.
Em contrapartida, o estudo demonstrou que a Lava Jato é vista como positiva para a maioria dos brasileiros – 49% acreditam a operação ajudou a combater a corrupção no País.
Além disso, 50% consideraram que a operação da PF fez “mais bem do que mal” e 28% pensam o contrário. Para 7% é indeferente e 15% não souberam ou não responderam.
A pesquisa da Quaest ouviu duas mil pessoas entre os dias 25 e 27 de fevereiro, em 120 cidades.
A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e o índice de confiança é de 95%.
Fim turbulento
A força-tarefa de procuradores da Lava Jato que culminou na condenação de grandes empresários e políticos foi encerrada em fevereiro de 2021.
O fechamento ocorreu à pedido do Ministério Público Federal (MPF), então presidido pelo procurador-geral da República Augusto Aras.
Com a decisão, o acervo da investigação no Paraná foi repassado ao Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado), estrutura de atuações diversas.
Na época, Aras justificou que a ação foi necessária para institucionalizar o combate à corrupção no Ministério Público.
A operação chegou a repercutir no Judiciário, com a criação do “juiz de garantias” e punição a eventuais excessos cometidos por delegados, procuradores e magistrados.