A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Conservação e Serviços Públicos (Sesep) recolheu, no mês de maio deste ano, 688,2 kg de eletroeletrônicos inservíveis, que serão encaminhados para o descarte ambientalmente correto, percorrendo o caminho da logística reversa.
A campanha de coleta seletiva de resíduos eletroeletrônicos é fruto de uma parceria com o Grupo Eco-Central, um grupo de empresas que atuam há mais de 10 anos no mercado com coleta, transporte e destinação final correta de resíduos, dentre eles, os eletroeletrônicos.
Com isso, a coleta abrange uma ampla variedade de equipamentos, como computadores, impressoras, telefones, carregadores, cabos e ferramentas elétricas, além de pilhas e baterias usadas.
O descarte adequado desses resíduos é essencial para evitar danos ao meio ambiente e à saúde humana, uma vez que, quando descartados de forma inadequada, eles podem liberar substâncias tóxicas e poluentes.
A campanha tem como objetivo principal promover o descarte correto dos eletroeletrônicos, impedindo a poluição ambiental e possibilitando a reciclagem desses materiais, o que contribui para a economia de recursos naturais e evita o retorno indesejado dos resíduos à cadeia produtiva.