
O prefeito José Sarto (PDT) anunciou, nesta sexta-feira, 8, Dia da Mulher, a expansão de programas de emprego, renda e empreendedorismo voltado para as cidadãs de Fortaleza.
Siga o Poder News no Instagram.
A iniciativa engloba a instalação de novos ateliês do Costurando o Futuro e a ampliação do número de vagas em programas de capacitação e microcrédito orientado.
“O Dia Internacional da Mulher marca a luta diária por igualdade, pelo direito das mulheres viverem com dignidade e autonomia, sem temer pela própria segurança. A Prefeitura de Fortaleza trabalha firme por uma cidade que garanta esses direitos”, declarou Sarto.
Pacote de expansão
O programa Costurando o Futuro receberá três novos ateliês. O primeiro será uma unidade itinerante, próximo à antiga fábrica Guararapes Têxtil.
O espaço visa atender mulheres afetadas com o fechamento da fábrica ao mercado de trabalho. A segunda unidade será instalada no bairro Antônio Bezerra e a terceira ainda não tem local definido.
Já o programa de microcrédito Nossas Guerreiras ganhará quatro mil novas vagas.
O Nossas Guerreiras fornece crédito de até R$ 3 mil para mulheres de baixa renda, maiores de 18 anos, chefes de família e que desejam empreender. Além disso, beneficiárias recebem capacitações e consultorias.
O programa já beneficiou mais de 11 mil mulheres, além de ter capacitado mais de 40 mil.
O planejamento da Prefeitura também inclui o programa Fortaleza + Futuro.
Serão abertas mil novas vagas para cursos profissionalizantes da iniciativa que ocorre em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e com a Fundação Demócrito Rocha (FDR).
Os cursos são ofertados gratuitamente para a população de Fortaleza, acima de 16 anos. No total, a população terá acesso a mais de 15 mil vagas distribuídas nas modalidades presenciais até o final de 2024.
Com informações da Prefeitura de Fortaleza