Com a temporada de chuvas que chegou ao Ceará, é necessário relembrar os cuidados indispensáveis ao conduzir um veículo.
Siga o Poder News no Instagram.
As condições climáticas podem apresentar desafios significativos para os motoristas, exigindo atenção redobrada e medidas preventivas.
Para dirigir nesse período, é preciso de uma combinação de prudência, técnica e preparação.
De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), até o último dia 8, foram registradas chuvas no Estado – os maiores acumulados foram para a faixa litorânea, Maciço de Baturité e o norte da Jaguaribana.
Algumas precauções são recomendadas como reduzir a velocidade, manter distância do carro da frente, utilizar os faróis mesmo durante o dia, evitar frenagens bruscas.
“É necessário evitar pistas alagadas. O condutor pode confiar que conhece aquela rua, no entanto, pode ter surgido um buraco ou a água estar mais profunda do que parece e representar um risco para o veículo e para a segurança do motorista”, explica Roginaldo Silva, supervisor de Serviços da Extrema Jaguar Land Rover.
Outro ponto importante é a direção defensiva, onde o motorista está em alerta e preparado para situações de emergência. “A chave para dirigir com segurança na chuva é a precaução.
Esteja preparado, seja vigilante, cuidado com as distrações e adapte sua condução às condições do tempo. Mantenha seu veículo preparado para enfrentar o mau tempo.
“Antes de sair de casa, verifique a eficiência das palhetas dos limpadores para uma melhor visibilidade. Utilize o ar-condicionado direcionando o fluxo de ar para o vidro para-brisa para desembaçar e revise se os pneus estão em condições de enfrentar o asfalto molhado”, recomenda Roginaldo.