
No Brasil, 9,8 milhões de jovens, de 15 a 29 anos, não concluíram a educação básica, segundo dados do Itaú Educação e Trabalho e da Fundação Roberto Marinho, divulgados nesta segunda-feira, 11.
Siga o Poder News no Instagram.
A pesquisa Juventudes Fora da Escola é baseada em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022.
Conforme levantamento, a maioria desses jovens (78%) provém de famílias com renda per capita de até um salário-mínimo (R$ 1.412,00), e sete em cada dez (70%) são negros.
A maioria (43%) não terminou o Ensino Fundamental; 22% completaram o Ensino Fundamental mas não iniciaram o Médio; e 35% têm o Ensino Médio incompleto.
Oito a cada dez desses jovens estão fora da escola há mais de dois anos – a média, segundo a pesquisa, é de seis anos fora da escola.
Ainda 73% dos jovens manifestaram interesse em concluir a educação básica.
Dentre as razões citadas pelos jovens está a melhora da condição profissional, seja para ter um emprego melhor (37%) ou arrumar um emprego (15%), seguido pelo desejo de cursar uma faculdade (28%).
Quanto aos jovens que não pensam em se formar, o cuidado da família (17%). é a prioridade no momento.
Do total de jovens ouvidos, 92% concordam que concluir a educação básica ajudaria a ter melhores oportunidades de trabalho.
Com informações da Agência Brasil