O Município de Horizonte foi um dos cinco no Ceará a receber o Selo Município sem Racismo, certificação pertencente à campanha Ceará sem Racismo, do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Igualdade Racial (Seir).
Siga o Poder News no Instagram.
“Temos trabalhado de forma intersetorial, com políticas públicas efetivas, ouvindo, compreendendo e valorizando as nossas raízes, a nossa comunidade Quilombola de Alto Alegre. O trabalho continua, porque essa luta é diária, mas, estamos muito felizes pelo reconhecimento”, afirmou o prefeito Nezinho Farias.
Dentro do município, há a Comunidade Quilombola de Alto Alegre, localizada no distrito de Queimadas. Reconhecida pela Fundação Palmares, uma entidade ligada ao governo federal que cuida das políticas públicas para os povos quilombolas, que é uma das 50 comunidades quilombolas reconhecidas do Ceará.
“Durante muito tempo, a luta e a dor da nossa comunidade foi ignorada, mas nós sempre existimos e resistimos. Ter uma gestão que se preocupa se estamos sendo ouvidos e vistos é um reconhecimento de que a nossa luta não foi em vão”, disse Jeisylanne da Silva Costa, moradora da comunidade.