Skip to content
PODER NEWS

PODER NEWS

Política, Economia e Análise. Conteúdo que informa, opinião que transforma

BANNER_955x150_ANIMADO

Primary Menu
  • POLÍTICA

Sobral receberá primeiro Bairro Amigável a Primeira Infância do Brasil

Poder News 10 de maio de 2024
Bairro Sumaré receberá intervenções para melhorar vivência das crianças sobralenses / Reprodução/Prefeitura de Sobral

Sobral, Norte do estado, deve receber o primeiro Bairro Amigável à Primeira Infância do Brasil. O plano piloto foi lançado, nesta quinta-feira, 9, pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB).

Siga o Poder News no Instagram.

O bairro escolhido é o Sumaré. De acordo com a IAB, a escolha se justifica pela concentração expressiva de crianças vivendo no bairro.

Segundo dados do e-SUS, em 2023, o bairro abriga 889 crianças com idade entre 0 e 9 anos – cerca de 10% da população local.

Na região, serão feitas intervenções urbanas que visam melhorar as rotas de tráfego, a sinalização viária e a oferta de equipamentos públicos.

O Presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil, Odilo Almeida, explica que o plano de um Bairro Adaptado à Primeira Infância (BAPI) possui uma estratégia comum para todas as cidades, mas diretrizes de desenho com táticas específicas para alcançá-la.

“Uma infância saudável contribui para a construção de uma sociedade melhor, promovendo o bem-estar de toda a comunidade”, ressalta.

Saiba mais
O plano é fruto de um trabalho de dois anos do IAB Nacional, com apoio do Departamento Ceará, em parceria com a Prefeitura de Sobral, através da iniciativa Urban95, da Fundação Van Leer.

Estiveram à frente do projeto a gestora Aída Pontes, o coordenador técnico Pedro Rossi e a coordenadora local em Sobral, Izabela Lima.

A proposta leva em consideração que os pequenos cidadãos levam as experiências dos primeiros anos de vida no seu futuro.

Tais vivências estabelecem as bases para sua saúde física, mental, emocional e social.

A pesquisa indica que cinco características são essenciais para um bairro ser adaptado à primeira infância: segurança; inclusão; acessibilidade; ludicidade; e ser verde e livre, um espaço adaptados com plantas e com redução de ruído.

Post navigation

Previous: Câmara Municipal de Fortaleza homenageia mães atípicas
Next: Inflação fica em 0,38% em abril
Copyright © All rights reserved. | MoreNews by AF themes.