
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, anunciou, nesta terça-feira, 14, investimentos para ampliar o acesso à internet em comunidades periféricas do Ceará.
Siga o Poder News no Instagram.
Ao todo, serão beneficiadas 168 periferias de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú e Maranguape.
O governo estima que mais de 200 mil cearenses serão contemplados com as melhorias nos serviços de telecomunicações.
O financiamento é na ordem de R$ 146 milhões e oriundo do Programa Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
O Fust viabiliza recursos para iniciativas de universalização de serviços de telecomunicações.
Os recursos serão enviados à Brisanet que fará intervenções em regiões com baixa renda e baixa qualidade de rede.
A empresa apresentou a primeira operação, com recursos do BNDES Fust, para universalizar acesso à banda larga 5G em periferias e favelas.
O titular da pasta das Comunicações adianta que este é o sexto acordo assinado para execução de projetos com a verba do Fust.
“Somando todos, já são quase R$ 400 milhões em contratos assinados levando infraestrutura por comunidades, favelas e escolas no nosso país. E assim nós vamos continuar: disponibilizando recursos para que a gente avance na antecipação do 5G junto com as operadoras privadas, para que isso chegue o mais rápido para a população brasileira”, ressaltou Juscelino Filho.
Ações
O projeto prevê investimentos para a instalação de 95 torres de telecomunicações e 95 ERBs (Estações Rádio Base) para a expansão da cobertura do Serviço Móvel Pessoal (SMP) pelo sinal 5G.
Serão instalados 50.000 modens FWA (Fixed Wireless Access) para banda larga sem utilização de fios, conectando a torre de celular e o domicílio do cliente.
“Nós somos vanguarda na educação, nós somos vanguarda na proteção social e agora também somos vanguarda na conectividade, trazendo a universalização do 5G para a grande Fortaleza. A periferia, as favelas e a nossa gente são potência e o que faz a diferença na vida de cada um de nós é a oportunidade. E a oportunidade de ter acesso de forma gratuita a uma boa internet é um bem essencial nas nossas vidas”, ressaltou a governadora em exercício do Ceará, Jade Romero (MDB).
*Com informações da Agência Gov.