
O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), assinou, nesta terça-feira, 14, memorando com a Eletrobras para a produção de hidrogênio verde (H2V) e seus derivados, no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), na Região Metropolitana de Fortaleza.
Siga o Poder News no Instagram.
O acordo ocorreu durante o segundo dia do World Hydrogen 2024, maior encontro global sobre hidrogênio e sua cadeia de valor, sediado em Roterdã, na Holanda.
O compromisso integra agenda da II Missão Internacional do Consórcio Nordeste pela Europa.
O governador cearense é uma das lideranças participantes da comitiva.
“A medida é muito importante porque impulsionará a geração de emprego e renda para a nossa população, além de representar uma contribuição direta para a construção do mundo mais sustentável. O acordo prevê o fornecimento de energia renovável e de H2V aos futuros projetos industriais no Ceará”, afirma Elmano.
Para o presidente da Eletrobras, Ivan Monteiro, o acordo sinaliza o comprometimento da empresa brasileira com a transição energética mundial.
“Devemos contribuir não apenas para o aprimoramento da matriz brasileira, mas do mundo, para que as fontes sejam cada vez mais limpas e renováveis. Ao firmar essa parceria, estamos alinhados com a estratégia de contribuir para a descarbonização da economia e a segurança energética”, ressalta.
Hub de produção
Até o momento, o Estado do Ceará soma 37 memorandos assinados com empresas nacionais e estrangeiras para o desenvolvimento de hidrogênio e amônia verde no Pecém.
O Governo do Estado tem ainda firmados seis pré-contratos para a produção de hidrogênio verde.
Os investimentos correspondem a aproximadamente US$ 10 bilhões.
Atualmente, o Estado destinou uma área de mais de 300 hectares, no Setor 2 da ZPE Ceará, para a instalação do hub de produção energética.
*Com informações do Governo do Estado.