Prefeito é pré-candidato a quarto mandato / Reprodução

A megaestrutura e a cidade cenográfica do já tradicional São João de Maracanaú, um dos maiores do País, reflete a força política e econômica do município de apenas 41 anos de emancipação.

Siga o Poder News no Instagram.

Sede do principal polo industrial do Ceará, Maracanaú tem o segundo maior PIB do Estado – atrás somente de Fortaleza. Já a importância política deve-se ao prefeito Roberto Pessoa (União Brasil).

O peso do veterano chefe do Executivo – está no terceiro mandato e é pré-candidato à provável reeleição, em 2024 – vai além dos limites do município.

Somente na Região Metropolitana de Fortaleza, Roberto Pessoa terá influência em pelo menos outras cinco cidades.

Em Fortaleza, Roberto apoiará a futura candidatura de Capitão Wagner (União Brasil); na disputa de Caucaia, apoiará a prima Emília Pessoa (PSDB); na também vizinha Maranguape, subirá no palanque de Lucílvio Girão (PSD).

No município de Pacatuba, Roberto Pessoa apoiará Larissa Camurça, mulher do ex-prefeito de Maracanaú e deputado estadual Firmo Camurça – aliado de Roberto.

Também haverá influência do prefeito de Maracanaú em Palmácia, além de em vários municípios do Interior do Estado – particularmente, na Região do Cariri.

O “histórico” e curioso acordo do prefeito com o PT

Vanderlange é irmã de Wagner / Reprodução

Definido como “histórico”, o acordo que levou o PT a apoiar a pré-candidatura à reeleição de Roberto Pessoa também é curioso.

Pré-candidato em Fortaleza, Capitão Wagner (União Brasil), arquirrival do PT na Capital, foi secretário da saúde de Roberto.

Muito indica, contudo, que segue a aliança entre os dois – como mostra a permanência na pasta municipal ocupada por Wagner de sua irmã, Vanderlange de Sousa Gomes.

Relação PT-Roberto deve ficar circunscrita a Maracanaú. Ou não?