Encontrou ocorreu na tarde desta terça-feira, 31 / Máximo Moura

O estado do Ceará conta, atualmente, com 23 licenças prévias para implantação de parques eólicos e 59 para parques solares.

Siga o Poder News no Instagram.

O dado foi apresentado em reunião da Frente Parlamentar das Energias Renováveis da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), realizada na tarde desta terça-feira, 31.

O objetivo do encontro, conforme o presidente do colegiado, deputado Bruno Pedrosa (PDT), é apresentar um panorama das principais ações dos órgãos do Estado no incremento desse setor produtivo.

O parlamentar considerou a extensa produção de energia solar. Nas 59 usinas, são produzidos 25 GW, enquanto o Ceará consome apenas 2,9 GW.

Sobre a “promessa” do hidrogênio verde, Carlos Alberto afirmou que o estado do Ceará firmou 34 contratos prévios com investidores e refletiu sobre a importância de se decidir por fomentar esse setor:

“O hidrogênio verde é uma grande janela de oportunidade para o Ceará, e dificilmente teremos outra parecida”, frisou.

A Secretaria de Meio Ambiente, por sua vez, tem contribuído com “ações de base”, conforme o secretário executivo da pasta, Gustavo Vicentino.

Uma das principais iniciativas promovidas pela pasta, de acordo com ele, é a realização do “planejamento espacial marinho”, em parceria com a Marinha do Brasil.

De acordo com ele, a medida vai contribuir muito no processo de licenciamento das usinas “offshore”.

Desenvolvimento Social
Outro trabalho tem sido realizado junto à Secretaria de Desenvolvimento Social, no sentido de acordar com as empresas que se instalam no Ceará um comprometimento com projetos socioambientais, com a formação e capacitação de pessoas e outras medidas.

A reunião seguiu com explanações de representações do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema) e do Sindienergia. O próximo encontro, ainda com data a confirmar, deve debater os impactos do reúso da água.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *