No aeroporto de Brasília, pane atingiu alguns voos da Azul / José Cruz/Agência Brasil

O apagão cibernético global causado nesta sexta-feira, 19, pela empresa CrowdStrike, afetou algumas empresas brasileiras, em especial do setor aereoportuário e bancário.

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Há queixas de usuários de aplicativos de bancos fora do ar e de atrasos de voos, em geral por dificuldades no sistema de check-in.

A companhia aérea Azul informou que alguns voos podem sofrer atrasos pontuais.

“A recomendação é que os clientes que possuem voo hoje, e ainda não realizaram o check-in, cheguem ao aeroporto mais cedo e dirijam-se ao balcão de atendimento da companhia.”

No Aeroporto Internacional de Brasília, administrado pela Inframerica, o impacto foi muito pouco, restrito a voos da Azul.

Até as 11 horas de hoje, cinco voos da empresa decolaram com atraso. Outros três ainda se encontravam atrasados.

Diante da falha no sistema, o check-in passou a ser feito de forma manual, enquanto o sistema esteve fora do ar.

No Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, ocorreram alguns problemas devido à intermitência no sistema de check-in.

Segundo a Infraero, administradora do aeroporto, não houve maiores impactos, segundo

A Força Aérea Brasileira não foi afetada pelo apagão cibernético.

Segundo entidade, todos os equipamentos e softwares utilizados pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo permaneceram operando durante o período.

“Não houve impacto nos serviços de navegação aérea providos, mantendo-se o elevado nível de segurança das operações”, informou a FAB.

Aeroportos em todo o mundo, incluindo Tóquio, Amsterdã, Berlim e Espanha, relataram problemas em seus sistemas e atrasos.

Bancos
Clientes do Bradesco foram surpreendidos com uma falha no aplicativo do banco durante a manhã.

O sistema apresentava uma mensagem dizendo que “em virtude de um apagão cibernético global, alguns canais digitais do Bradesco apresentam indisponibilidade”.

O banco sugeriu, a seus clientes, que não desinstalem o aplicativo para não perderem a chave de segurança.

Em nota à imprensa, o Bradesco informou que equipes estão atuando para regularização o mais breve possível.

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a maioria das instituições financeiras brasileiras já normalizou seus serviços ainda pela manhã.

O Banco Central informou que seus sistemas estão operando normalmente.

*Com informações da Agência Brasil.

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