Categoria reivindicava melhoria salarial e reestruturação de cargos / Reprodução/DETRAN-CE

A Assembleia Legislativa do Estado aprovou, nesta terça-feira, 11, proposta que garante melhorias salarias e cria novas gratificações para servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Siga o Poder News no Instagram.

A proposta foi enviada pelo Governo Estadual em atenção à demanda da categoria por reestruturação de Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração.

O texto aprovado prevê reajuste de 5,62% no salário-base e aumento real de mais 10%.

A proposta governamental também cria uma nova gratificação denominada GDAT (Gratificação de Desempenho de Atividade de Trânsito).

Segundo Governo, o GDAT vai beneficiar, inclusive os profissionais enquadrados no chamado exercício de função pública.

Além disso, a gratificação de produtividade passa a integrar o vencimento base.

Na mensagem enviada ao Legislativo, o governador do Estado, Elmano de Freitas (PT), enfatiza que a proposta é “crucial a valorização dos servidores”

“Permitindo o acesso a melhores condições de trabalho e a um padrão remuneratório mais adequado à relevância e à dignidade das respectivas funções”, aponta o Governo do Ceará.

O superintendente do Detran, Michel Mourão, acompanhou a votação junto com representantes do Sindicato dos Trabalhadores na Área de Trânsito do Estado do Ceará (Sindetran-CE).

Ele avalia que a proposta “construída a várias mãos” corrige perdas e traz melhorias para os servidores, “como uma compensação mais do que correta e adequada para os serviços”.

A aprovação foi endossada pelo sindicato da categoria, o qual avaliou projeto como um “marco importante” para os servidores do Detran.

“A partir desse momento, com a reestruturação da nossa carreira, com a valorização salarial, com a valorização laboral, que nós servidores vamos nos sentir valorizados e poderemos prestar um melhor serviço à sociedade”, atesta a coordenadora do sindicato, Gabriela Mac Dowell.

Greve
Neste ano, os servidores estaduais do Detran paralisaram atividades por 21 dias. O encerramento ocorreu no dia 24 de abril.

O acordo ocorreu após mesa de negociação com deputados estaduais, servidores do Detran e o dirigente do órgão.

A proposta já previa a alteração na tabela de vencimentos e uma melhoria do salário base.

À época, o Governo informou que iria investir R$ 33 milhões para o reajuste salarial da categoria.