Instituições do Ensino Superior vão ofertar formações como projetos de extensão, com investimento de 34 milhões por meio do Governo Federal / Divulgação

Pensando no futuro e com o objetivo de avançar o Ceará, o Governo do Estado lançou, nesta sexta-feira, 23, a segunda etapa do Programa C-Jovem, com investimento de 34 milhões do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). 

A iniciativa busca capacitar jovens para atuar no mercado de novas tecnologias. Nesta segunda etapa, serão 8.400 novas vagas ofertadas, agora como extensão ofertada por Instituições de Ensino Superior (IES).

O governador do Ceará, Elmano de Freitas destacou a importância do programa para a capacitação dos jovens 

“Eu sempre penso o quanto este programa é inspirador para as políticas públicas que queremos desenvolver, porque nós estamos integrando o governo. Nós temos nossa Secretaria da Ciência e Tecnologia, nossa Universidade Estadual (do Ceará, Uece), nossa Secretaria da Educação, todas trabalhando com nossa Secretaria do Trabalho e pensando em como podemos formar nossos jovens para a vida e colocá-los em direção ao mundo do trabalho”, disse o Elmano 

O governador esteve acompanhado pela ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; a secretária de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Sandra Monteiro; secretária de Educação, Eliana Estrela; o secretário do Trabalho, Vladyson Viana; e outras autoridades.

Os recursos oriundos do MCTI foram captados pela Lei de Informática, por meio do programa Residência em TIC. 

“Queremos preparar jovens para desenvolver soluções para a indústria e a transformação digital, o grande desafio contemporâneo. Cada investimento que realizamos nos programas de capacitação do MCTI e agora no C-Jovem é um esforço que fazemos para reduzir o déficit de 100 mil profissionais no setor de TICs, um número pode chegar a 500 mil até 2025 se não agirmos com assertividade”, declarou a ministra Luciana Santos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *