A relatora Laura Carneiro recomendou a aprovação do substitutivo elaborado pela Comissão de Seguridade Social e Família / Divulgação

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei complementar (PLP) que obriga o estabelecimento de metas para a primeira infância no Plano

Plurianual (PPA) e na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e torna crime de responsabilidade o descumprimento das metas pelos gestores.

Pelo texto, a União, os estados, os municípios e o Distrito Federal não poderão contingenciar verbas de programas governamentais voltados ao atendimento dos direitos da criança na primeira infância. 

Também não poderá haver bloqueio orçamentário sobre a programação de fundos da criança ou do adolescente.

O PLP é de autoria da ex-deputada Paula Belmonte (DF). 

A relatora, deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), recomendou a aprovação do substitutivo elaborado pela Comissão de Seguridade Social e Família (atualmente Comissão de Saúde), de autoria da deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC).

O substitutivo reuniu em um só texto as disposições do PLP e de outros dois projetos apensados.

Laura Carneiro chegou a propor uma subemenda de redação que não altera o conteúdo para um dos artigos do substitutivo, mas retirou-a após questionamentos de que ela avançava no mérito da proposta. 

“Não obstante, gostaríamos de deixar registrado que reapresentaremos a subemenda quando a matéria for encaminhada ao Plenário da Câmara”, disse Laura. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *