Chuvas deverão seguir irregulares no tempo e no espaço/ Divulgação
Chuvas deverão seguir irregulares no tempo e no espaço/ Divulgação

A região do Ceará tem 40% de probabilidade de chuvas dentro da média nos períoos de abril a junho, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O novo prognóstico para estes três meses foi divulgado nesta segunda-feira, 8.

Siga o Poder News no Instagram.

“No Oceano Pacífico, o El Niño vem perdendo a força e a tendência de que, nos próximos meses, as condições do fiquem em torno da normalidade. Outro ponto considerado é o oceano Atlântico, que permanece muito aquecido, tanto no Norte como no Sul. Esse padrão tem favorecido a proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que tem trazido boas chuvas aqui no Ceará”, explica a  gerente de Meteorologia da Funceme, Meiry Sakamoto.

Em janeiro, o órgão havia divulgado que entre os meses de fevereiro, março e abril, a região apresentava 45% de chances de chuvas abaixo do esperado. Agora, o cenário é de maior probabilidade de ser dentro da normal climatológica.

A especialista ainda lembra que os meses de abril, maio e junho têm volumes acumulados médios da climatologia mais baixos do que outros períodos do ano, sendo 190 milímetros, 90 mm e 37 mm, respectivamente.

“A outra questão importante desse prognóstico se refere a variabilidade no tempo, essa irregularidade na distribuição das chuvas no tempo e também no espaço, como já foi apontado desde janeiro para as condições das chuvas de abril e maio principalmente”, finaliza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *