O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu posse, nesta quinta-feira, 3, em Brasília, ao deputado federal Celso Sabino (União Brasil-PA) como novo ministro do Turismo.
Ele substitui a deputada federal Daniela Carneiro (União Brasil-RJ).
Em cerimônia no Palácio do Planalto, Sabino disse a meta da pasta é atingir a casa dos dois dígitos na contribuição do setor para o PIB (Produto Interno Bruto – soma dos bens e riquezas produzidos).
O novo ministro afirmou que o Conselho Nacional de Turismo foi reformulado e ampliado. Os 93 conselheiros também tomaram posse hoje e no próximo dia 19 realizam a primeira reunião de trabalho.
No mês que vem, Sabino quer apresentar o plano nacional de desenvolvimento do turismo.
A nomeação de Sabino foi oficializada no dia 14 de julho, mas a mudança na pasta vinha sendo especulada desde junho.
A indicação de Celso Sabino é reivindicação dos dirigentes do partido União Brasil, que vinham defendendo a reformulação da pasta após divergências internas.
A ex-ministra Daniela Carneiro chegou a anunciar a saída da legenda.
Próximas trocas
Mais cedo, em entrevista a rádios de estados amazônicos, Lula disse que – a partir da semana que vem – tratará de novos ajustes nos ministérios para acomodar partidos da base aliada.
Na semana que vem, dias 8 e 9, Lula irá ao Pará para a Cúpula da Amazônia, que vai reunir os presidentes dos oito países da região.
As conversas sobre as trocas de comando de ministérios, segundo o presidente, acontecerão no seu retorno a Brasília.