Cid ressaltou que políticas adotadas no Ceará são replicáveis a outros estados / Marcos Oliveira/Agência Senado

O senador Cid Gomes (PDT-CE) foi eleito, por aclamação, presidente da Subcomissão Permanente da Alfabetização na Idade Certa, instalada nesta terça-feira, 11.

Siga o Poder News no Instagram.

Na vice-presidência está a senadora Zenaide Maia (PSD-RN).

A Subcomissão foi criada pela Comissão de Educação e Cultura (CE) e é composta por cinco membros titulares e cinco suplentes.

O objetivo é colaborar com as políticas de alfabetização na idade certa, além de engajar e propor projetos de lei e debater tecnologias e inovações para a alfabetização escolar.

No Parlamento, Cid Gomes destacou a experiência bem sucedida enquanto prefeito de Sobral e como governador do Ceará.

Segundo o senador, ao longo dos seus mandatos, foi possível perceber as deficiências do processo de alfabetização.

Ainda, defendeu que a política de educação é replicável.

“Essa é uma política replicável e universalizável. O ministro Camilo tem um grande desafio, já implantou um programa nacional e certamente todos os agentes públicos brasileiros devem contribuir”, exemplificou.

Para Cid, os trabalhos da subcomissão contribuirão para melhorar o quadro da alfabetização no Brasil.

O ex-governador ressaltou também a importância dos gestores atuarem mais na alfabetização para obter melhores resultados.

“Como prefeito da minha cidade, me sentia no dever de criar oportunidades para que os jovens sobralenses pudessem realizar os seus sonhos. Depois quando fui eleito governador eu, pessoalmente, e essa é uma premissa para que esse programa dê certo”, afirmou.

Na fala, Cid citou a execução e resultados positivos do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC).

Ao final, o senador enfatizou que as ações não devem se limitar à elaboração de cartas de intenções e à adoção de medidas superficiais.

Plano de trabalho
Na primeira reunião da Subcomissão foi aprovado o plano de trabalho.

O cronograma prevê a realização de cinco audiências públicas no Senado e outras em quatro estados do País, dentre eles Mato Grosso, Pará, Espírito Santo e Ceará.

Parlamentares também farão visitas às secretarias de educação dos Estados.

Além do senador Cid, a Subcomissão será composta pela senadora Zenaide Maia, que será a vice-presidente, e mais três membros titulares e cinco suplentes.

*Com informações da Agência Senado.