O consultor político Leonardo Bayma, em entrevista na TV Otimista / Divulgação

O embate de ideias e proposta entre os candidatos à Prefeitura de Fortaleza, promovido pelo Grupo Otimista, dividiu a campanha em duas partes.

Siga o Poder News no Instagram.

Na primeira, até a noite da última segunda-feira (16), havia o primeiro pelotão com prefeituráveis embolados – cada um com chances reais de chegar ao segundo turno.
No caso, André Fernandes (PL), Capitão Wagner (UB), Evandro Leitão (PT) e José Sarto (PDT).

Na segunda parte, construída a partir do debate na TV Otimista e faltando em média duas semanas e meia para a votação, o clima é de decisão sobre quem vai ao segundo turno da corrida.

Vejamos o que diz o analista político Leonardo Bayma. Ele aceitou o convite para acompanhar o debate in loco, captando detalhes e informações de bastidores.

“O que se viu foi revelador em todos os aspectos. O alvo quase exclusivo tanto de Sarto como de Wagner foi André durante todo o debate, de forma que Evandro teve o seu melhor desempenho, uma vez que pode ficar quase todo o tempo discorrendo sobre suas principais propostas de Fortaleza sem praticamente ter que entrar em qualquer embate mais forte com os oponentes”.

Analista viu parceria Sarto-Wagner para atacar André

Seis dos candidatos a prefeito de Fortaleza, durante o debate / Davi Farias/Grupo Otimista/Divulgação

Para o consultor político Leonardo Bayma, teve acordo entre o prefeito Sarto e o candidato Wagner, no debate da TV Otimista. “Houve uma forte parceria estratégica entre Sarto e Wagner, na tentativa exaustiva de descredenciar André Fernandes, a todo custo”.

O analista destaca, porém, que outro acordo, no início da campanha, entre os nomes do UB e PDT, para um eventual apoio mútuo, no segundo turno, pode estar prejudicado.

Bayma: pesquisas acenderam luz
Para finalizar, eis o pano de fundo da tese do analista Leonardo Bayma: “Cada campo político ideológico deverá levar um candidato ao segundo turno em Fortaleza. As pesquisas dessa semana demonstram, claramente, que a tendência é que sejam Evandro e André. Tal clarividência acendeu a luz vermelha nos comitês de campanha de Sarto e Wagner, na última semana, fazendo com que os dois candidatos mudassem suas estratégias de comunicação, definindo como alvo o candidato André”, afirma Bayma, referindo-se ao debate na TV Otimista.

André Fernandes
Interlocutores da Coluna apontam o candidato André Fernandes (PL) como o vencedor do debate realizado pelo Grupo Otimista, na última segunda-feira (16). Particularmente, afirmam alguns, pela performance contra o hoje oponente Capitão Wagner (UB). Ele teria equilibrado ataques, vitimização e apresentação de propostas para a Cidade.

José Sarto
Prefeito e candidato à reeleição, José Sarto (PDT), tentou equacionar a defesa da gestão, contra-ataques a duras críticas – algumas, pessoais – e apresentação de novas propostas. Não foi fácil. Todos os demais prefeituráveis não perderam a chance de atacar o atual chefe do Executivo Municipal, que apresentam expressivos índices de rejeição no eleitorado.

Trackings podem explicar Wagner

Candidato do UB subiu tom contra André Fernandes / Davi Farias/ Grupo Otimista/Divulgação

Um tipo específico de pesquisa eleitoral, chamada tracking, faz sondagens diárias, pelas quais são captadas opiniões praticamente simultâneas do eleitorado. Podem ser a percepção da propaganda eleitoral e debates.

Geralmente encomendados por partidos para consumo interno, esses levantamentos, quando agrupados ao longo de alguns dias, mostram uma tendência – subida, estabilidade ou queda. Ou, visto por outro lado, antecipam-se às pesquisas convencionais estimuladas – as do tipo registradas e publicadas pela imprensa.

Tudo considerado, as trackings do candidato Capitão Wagner podem explicar o tom altíssimo do concorrente do União Brasil contra André Fernandes (PL), no debate da TV Otimista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *