Órgãos do judiciário cearense condenaram ataque sofrido por jogadores do Fortaleza, durante a madrugada desta quinta-feira, 22, após partida pela Copa do Nordeste, em Recife.
Siga o Poder News no Instagram.
Em nota, o Ministério Público do Ceará (MPCE) classificou ocorrido como um “atentado” e afirmou que adotará as providências cabíveis para que os envolvidos sejam devidamente punidos.
Ainda, o MPCE irá atuar em conjunto com a promotoria de Pernambuco no acompanhamento das investigações e posterior punição dos responsáveis pelo ato criminoso.
No âmbito da Justiça Desportiva, o MP do Ceará informou que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) será cobrada a aplicar punições ao Sport Club do Recife e às torcidas organizadas possivelmente envolvidas no ato de violência.
Há também a possibilidade de proibir presença de torcida do clube pernambucano em jogos ocorridos no Ceará até que as investigações sejam concluídas.
O órgão reforçou a atuação pela promoção de paz e seguranças nos estádios e destacou a necessidade de aplicar a biometria facial para reduzir a criminalidade nas praças esportivas.
Defensoria Pública
Atuante na missão de salvaguardar os direitos dos torcedores cearenses, a Defensoria Pública Geral do Estado (DPCE) também emitiu nota de repúdio contra os atos de violência sofridos pelo Fortaleza Esporte Clube.
O órgão defensorial prestou solidariedade aos jogadores, membros e torcedores do clube cearense.
A DPCE é um dos órgãos do sistema de Justiça que integram o Juizado do Torcedor, jurisdição criada pelo Tribunal de Justiça.
Em partidas de grande público, defensores públicos são deslocados para acompanhar os jogos, fornecendo orientações jurídicas e garantindo a ampla defesa dos torcedores durante as audiências.
“Aos torcedores que necessitarem da Defensoria Pública durante os jogos realizados em Fortaleza, a Defensoria informa ainda que possui defensores e defensoras atuando no Juizado do Torcedor dentro ou nas dependências dos estádios. As atividades do Juizado do Torcedor iniciam-se uma hora antes do jogo e se encerram quando todos os fatos se encontrarem analisados.”, afirmou a DPCE, em nota.