O evento abordou a temática de cultura e paz, além de métodos adequados de resolução de conflitos / Divulgação

Gestores, docentes e orientadores educacionais participaram nesta segunda-feira, 12, da solenidade de abertura da 1ª semana estadual de mediação e conciliação do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará.

O evento, que é organizado pelo Centro Judiciário de solução de conflitos e cidadania regional do Cariri, conta com a parceria da Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Educação.

O momento abordou como temática principal a cultura de paz e os métodos adequados de resolução de conflitos e inteligência emocional no âmbito educacional.

O Prefeito Glêdson Bezerra destacou a fundamental importância da temática para o debate em sociedade, onde sempre o diálogo e o respeito devem prevalecer entre as relações, e não cultuar a violência em suas diferentes formas.

A juíza Samara de Almeida falou sobre Educação socioemocional, destacando o estímulo à busca pelo autoconhecimento, saber como reagir aos sentimentos negativos, a prática da resiliência e a empatia, e como a cultura da paz deve ser compreendida em um diálogo contínuo e permanente entre família e escola. A juíza ressaltou, ainda, o papel transformador que o educador tem na formação de crianças e adolescentes.

A secretária de Educação, Pergentina Jardim, pontuou as ações educativas já realizadas dentro do contexto escolar para fortalecer a cultura da paz, como a atuação da célula de mediação de conflitos e círculos de paz.

O encontro contou, ainda, com a palestra da procuradora institucional, representante do Mediar Cariri, Alexsandra Macedo, trazendo a inteligência emocional no âmbito escolar, e do professor Isaac Luna, falando sobre o bullying nas escolas. A coordenadora do Centro Judiciário de solução de conflitos e cidadania regional do Cariri, Amanda Anastácio, também esteve no encontro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *