Alunos-soldados atuarão no policiamento de 110 paradas / Divulgação/SSPDS

O Governo do Ceará anunciou, nesta quinta-feira, 4, reforço de 220 policiais militares para segurança em 110 paradas de ônibus em Fortaleza.

Siga o Poder News no Instagram.

O anúncio ocorreu na sede do Comando Geral da Polícia Militar do Ceará, em Fortaleza.

Com o efetivo, sobe para 290 o número de paradas monitoradas pelo Programa Segurança no Ponto, lançado em março deste ano.

O objetivo é reduzir os Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVPs) em paradas de ônibus de Fortaleza, em períodos de maior movimentação.

Os locais que recebem o policiamento são definidos de acordo com as estatísticas da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) da SSPDS.

“Queremos garantir mais tranquilidade para os milhares de passageiros que saem diariamente de suas casas, levar mais sensação de segurança que a Polícia estará presente onde o povo está”, destacou o governador Elmano de Freitas (PT).

Os profissionais mobilizados são alunos-soldados – próximos de concluírem a formação policial.

Para o secretário da Segurança Pública, Roberto Sá, o programa deve contribuir para o aprendizados dos agentes.

“É muito importante que eles percebam o quanto a população clama pelo trabalho deles e o quanto esse trabalho nos gratifica. Através da sua ostensividade, da sua presença, da sua visibilidade, eles irão inibir o delito e levar mais paz para a população”, disse.

Além disso, o efetivo atuará de forma itinerante, em viaturas, ciclopatrulhamento e motopatrulhamento.

Após avaliação dos resultados iniciais, o Estado projeta expandir o programa a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

Redução de roubos
Na ocasião, o governador apresentou o resultado dos primeiros quatro meses de operação do Programa Segurança no Ponto.

Segundo Executivo, houve uma redução de 44,4% dos roubos em pontos de ônibus atendidos pela iniciativa.

“Houve uma redução de roubos nas paradas nesses primeiros quatro meses e também estamos atentos para ações que serão realizadas para evitar e reduzir os roubos dentro do coletivos”, destacou.

De acordo com os dados levantados pela Supesp, de março a junho deste ano, foram registradas 104 ocorrências em até 50 metros das paradas de ônibus.

Os delitos ocorreram das 6h às 8h da manhã e das 17h às 19h, de segunda a sexta-feira.

Já no mesmo período do ano passado e, também nos mesmos horários observados, foram registradas 144 ocorrências – uma redução de 44,4%.