Dados são do IBGE / Marcelo Camargo

A região metropolitana de Fortaleza registrou queda de preços no mês de outubro de 0,06%. Resultado veio após alta de 0,13% no mês anterior.

Siga o Poder News no Instagram.

Dados foram divulgados nesta sexta-feira, 10, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A nível Brasil, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou alta de 0,24% em outubro. 

Dentre as regiões pesquisadas, o recuo constatado no indicador da Grande Fortaleza somente não foi maior do que o encontrado em São Luís (-0,23%) e em Recife (-0,09%). 

Seis dos nove grupos de produtos e serviços investigados tiveram alta de preços no mês.

Dados por setor
O maior impacto individual no resultado veio do segmento de vestuário, que subiu 0,89%. Despesas pessoais (0,57%), foi o segundo com o maior aumento.

Por outro lado, o grupo de transporte foi o grande destaque para redução dos preços (-1,36%). No período, o preço da gasolina teve queda 7,17%, a maior dentre todos os itens pesquisados.

Já a passagem aérea foi o item mais inflacionado (30,57%), acompanhado pelo transporte público (3,90%) e pneu (2,03%).

Alimentos
No grupo alimentação e bebidas (0,22%), a alimentação no domicílio inflacionou em 0,12% no mês de outubro. Destacam-se as altas da goiaba (11,63%), tomate (6,88%) e picanha (5,09%).

No lado das quedas, foram destaques a cenoura (-4,91%), alho (-4,74%) e fígado (-4,01%).

A alimentação fora do domicílio acelerou 0,56% frente ao mês imediatamente anterior. Não houve deflação em nenhum item deste subgrupo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *