O deputado Guilherme Sampaio (PT) anunciou que o Governo estadual irá promover 36 assembleias para debater proposta de reajuste salarial dos professores do estado.
Siga o Poder News no Instagram.
A informação foi revelada pelo durante discurso do parlamentar, na sessão desta quinta-feira, 4, na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece).
“Após diálogo com o governador Elmano de Freitas, a secretária de Educação, Eliana Estrela, a secretária da Seplag, Sandra Machado, e o sindicato Apeoc, chegamos a um entendimento que será agora avaliado pela categoria em todo o Estado”, destacou.
De acordo com o parlamentar, a proposta que será apreciada pode resultar em um ganho de 10% a 15% aos professores efetivos, e de 12% a 17% aos professores doutores.
Além disso, haverá reajuste de 7,3% aos temporários e de 5,62% aos aposentados e aqueles que estão no estágio probatório.
Para o petista, a luta do sindicato e a receptividade do Governo permitiram uma negociação mais justa à categoria.
Guilherme acrescentou que o Ceará é um dos estados mais atraentes para a carreira na educação. Um dos motivos são as gratificações que tendem a aumentar com mais tempo de serviço público.
“Se o professor investir em sua formação e permanecer no serviço público, poderá avançar em sua carreira, ser promovido e, ao se aproximar da aposentadoria, desfrutar de uma remuneração até 290% maior em comparação com o estágio inicial”, argumentou Guilherme Sampaio.