A Associação Caatinga (AC), patrocinada pela Petrobras, criou o projeto No Clima da Caatinga (NCC), que desenvolveu o jogo “Somos a Floresta”.

Siga o Poder News no Instagram.

Competição em tabuleiro que visa incentivar o cuidado com a natureza de forma lúdica e didática e debater a conservação do meio ambiente em escolas.

Patrocício é do Programa Petrobras Socioambiental, com o apoio de mais quatro projetos socioambientais: Florestas de Valor, Raízes do Puru, Semeando Água e Viveiro Cidadão.

“O ‘Somos a Floresta” é uma ferramenta de educação ambiental que visa a transmissão de conhecimentos.

Também estimula a mudança de atitudes e comportamentos relacionados às questões ambientais”, enfatiza Marília Nascimento, coordenadora de educação ambiental da AC.

A Associação Caatinga irá distribuir exemplares do jogo para as escolas que estão localizadas nas comunidades rurais dos arredores da Reserva Natural Serra das Almas, unidade de conservação privada gerida pela Associação Caatinga desde 2000 com o apoio do projeto No Clima da Caatinga.

A área protegida está localizada entre Crateús (CE) e Buriti dos Montes (PI). Além disso, o jogo também está disponível para ser baixado gratuitamente no site do projeto.

Intuito do projeto
Aidee Araújo, agente de educação ambiental da AC e uma das idealizadoras da ferramenta, explica que o “Somos a Floresta” pode ser uma estratégia eficaz para levar a temática da conservação ambiental para dentro da sala de aula.

“Esse jogo proporciona uma abordagem didática focada em diversas questões ambientais para envolver os alunos de forma interativa e promover pensamento crítico, uma vez que crianças e jovens também aprendem brincando”.

O “Somos a Floresta” é indicado para crianças acima de 6 anos de idade e pode ser jogado por até quatro pessoas ao mesmo tempo.

Os cinco projetos socioambientais envolvidos fazem parte da “Carteira Clima” do Programa Petrobras Socioambiental.

O objetivo é patrocinar projetos que buscam conservar e recuperar florestas e áreas naturais em todo o Brasil com foco na remoção e manutenção dos estoques de carbono, além da mitigação dos efeitos do aquecimento global.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *