O Pleno do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) elegeu o juiz Francisco Jaime Medeiros Neto, titular da 4ª Vara da Infância e Juventude de Fortaleza, para o cargo de desembargador pelo critério de merecimento. A votação aberta, nominal e fundamentada, ocorreu durante sessão híbrida, realizada nesta quinta-feira, 15, sob a Presidência do desembargador Abelardo Benevides Moraes, chefe do Poder Judiciário estadual.
Para Benevides, esse é um momento de festa e de regozijo com chegada de um novo membro.
“Sabemos da competência de cada um dos candidatos e parabenizamos o juiz Jaime Medeiros pela ascensão ao cargo. Com a chegada do nobre e vocacionado magistrado, o Pleno contará, pela primeira vez, com a totalidade de desembargadores desde que a Corte passou de 43 para 53 integrantes”, afirmou o presidente
Dos 52 desembargadores aptos a votar, apenas cinco não participaram da sessão e uma desembargadora se declarou impedida. A vaga, decorrente da aposentadoria da desembargadora Maria das Graças Almeida de Quental, ocorrida em 15 de fevereiro deste ano, foi disputada por 17 juízes, sendo onze magistradas e seis magistrados.
O magistrado Jaime Medeiros, que somou 99,33 pontos, já havia figurado por duas vezes entre os três mais votados em eleições por merecimento. Além dele, os cinco mais votados desta quinta foram os juízes Paulo de Tarso Pires Nogueira 99,61, José Krentel Ferreira Filho 96,10, Maria Marleide Maciel Mendes 95,68 e Rosa Mendonça 95,64.
Esta é a segunda eleição de desembargador realizada em 2023. No último dia 18 de maio, o juiz Djalma Teixeira Benevides, então titular do 8º Juizado Especial Criminal de Fortaleza, foi promovido ao cargo pelo critério de antiguidade.