A Justiça Eleitoral determinou, na última sexta-feira, 16, a remoção de um vídeo veiculado no canal do YouTube da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece).
Siga o Poder News no Instagram.
A remoção foi solicitada pela chapa do candidato a prefeito de Fortaleza, Capitão Wagner (União Brasil).
No material gravado na Alece, a deputada Gabriella Aguiar (PSD), candidata à vice-prefeita, divulga a convenção da sua chapa encabeçada pelo presidente da Alece, Evandro Leitão (PT).
O discurso ocorreu no dia 1º de agosto. A convenção seria realizada dois dias depois, em Fortaleza.
“No sábado [3 de agosto] estarei com Evandro, governador Elmano, ministro Camilo, presidente Lula, para a convenção que vai homologar nossos nomes à disputa à Prefeitura e à Vice-Prefeitura de Fortaleza, às 09h, no Centro de Formação Olímpica”, convida a deputada.
Na mesma sessão, Evandro Leitão utiliza a palavra na tribuna para agradecer aliada e informar candidatura ao Paço Municipal.
Segundo Justiça Eleitoral, o ato no Parlamento é irregular e “afeta a paridade entre os candidatos em disputa no pleito eleitoral”.
A partir da decisão, a chapa PT-PSD deve remover o vídeo num prazo de 24 horas.
Uma multa diária de R$ 5 mil será aplicada se prazo for descumprido.
Os candidatos foram intimidados a se manifestar dentre cinco dias.
A chapa Evandro-Gabriella é uma das nove lançadas para disputar gestão da Prefeitura de Fortaleza em outubro deste ano.
Saiba mais
Na última semana, a Justiça Eleitoral determinou a remoção de 43 conteúdos da convenção de Evandro Leitão (PT) em Fortaleza.
A remoção foi solicitada pelo diretório municipal do PL, dirigido pelo também candidato a prefeito, o deputado federal André Fernandes.
Na decisão, o juiz entendeu que, no material compartilhada pela chapa rival, houve propaganda eleitoral antecipada.
A liminar do PL apontou falas do presidente Lula (PT), presente na ocasião, que sugeriram “pedido explícito de votos” a Evandro Leitão.