O município de Maracanaú alcançou sua maior média no resultado de desempenho das equipes de saúde do 1º quadrimestre de 2023, no Indicador Sintético Final (ISF), do programa Previne Brasil, do Ministério da Saúde.
O município atingiu a nota de 8,2 nesse período, saindo da nota 5,01 no primeiro quadrimestre de 2022, ficando à frente de cidades como Caucaia 7,24 e Fortaleza 6,83.
A melhora no desempenho é resultado de ações conjuntas entre gestão e profissionais para oferecer serviços de qualidade aos usuários da atenção primária do município, destacando a atenção à saúde para o pré-natal, vacinação, prevenção ao câncer de colo de útero, hipertensos e diabéticos.
Com quatro meses de trabalho à frente da Secretaria de Saúde de Maracanaú, Capitão Wagner comemora o crescimento nos indicadores.
“Estamos muito felizes com o resultado. Essa melhoria nos nossos indicadores reflete positivamente nos atendimentos e na qualidade dos nossos serviços prestados. São mais recursos que chegarão para cuidar do maracanauense como ele merece. Estar à frente de municípios como Fortaleza e Caucaia nos faz concluir que, com dedicação, com organização e com muito diálogo podemos sim, oferecer saúde de qualidade para todos”, afirma Wagner
O Previne Brasil é o modelo de financiamento da Atenção Primária, que apresenta critérios para que o município garanta o recebimento de recursos federais.
O objetivo do programa é aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre a população e a equipe de saúde, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem.