A solenidade foi presidida pelo procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro / Divulgação

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) empossou,  nesta quinta-feira, 1, mais 33 promotores de Justiça aprovados em concurso para ingresso na carreira de membro da instituição. 

A solenidade de posse e exercício, que aconteceu no auditório da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), em Fortaleza, foi presidida pelo procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro, e contou com a presença de membros e servidores do órgão ministerial, familiares dos empossados e autoridades. O evento foi transmitido pelo canal do MPCE no YouTube e pela plataforma Microsoft Teams. 

A promoção da justiça social, o fortalecimento do MP e a valorização do patrimônio imaterial da instituição foram destacados, na solenidade, como missão dos novos membros do MP cearense.   

Após abertura da sessão pelo procurador-geral de Justiça, os candidatos foram chamados para compor a tribuna de honra, seguindo a ordem de aprovação no concurso. 

Na ocasião, a promotora Flávia Unneberg fez a leitura do Termo de Posse e Compromisso da candidata aprovada em segundo lugar nessa turma, Sheila Monteiro Uchôa. 

Em seguida, Manuel Pinheiro entregou a cada novo membro do MP o Termo de Posse. Após assinatura do documento, cada promotor e promotora foram cumprimentados formalmente por seus familiares e cônjuges. 

Na sequência, os promotores de Justiça recém-empossados repetiram as palavras do Termo de Compromisso, lido pelo promotor Oto Sérgio de Araújo Júnior.  

Manuel Pinheiro saudou os presentes, especialmente os recém-empossados e seus familiares, parabenizando pela conquista e apresentando os novos desafios. 

“Espero que o Ministério Público seja um espaço para a concretização de seus sonhos pessoais e profissionais e um instrumento para a efetivação dos sonhos de milhões de cearenses que buscam paz, igualdade e inclusão. Em outras ordens jurídicas, o promotor de Justiça é basicamente o promotor da jurisdição criminal. Mas no Brasil o MP é também de promotor da justiça social”, disse Pinheiro 

Pinheiro destacou a melhoria da infraestrutura do MP como fator importante para o desempenho das funções ministeriais. 

“Exemplo disso é que, até o fim deste ano, serão entregues 21 novas sedes de Promotorias de Justiça nas maiores comarcas do interior. Uma das conquistas mais importantes é a construção da sede das Promotorias de Justiça de Fortaleza, um sonho de mais de 30 anos de membros e servidores”, afirmou Pinheiro 

A obra está prevista para ser concluída em outubro deste ano e vai abrigar todas as 200 promotorias de Justiça da capital, além dos Centros de Apoio Operacional, Órgãos de Investigação, Escola Superior do Ministério Público, Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional e Decon.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *