A Procuradoria-Geral do Estado do Ceará, visando aprimorar a gestão e o desenvolvimento de pessoas, implementou o Programa de Qualidade de Vida no Trabalho. A Portaria de 2023, publicada no dia 6 de junho, estabelece os objetivos e diretrizes desse programa, que integra o planejamento estratégico da instituição para o biênio de 2022 a 2025.
O programa tem como propósito promover o bem-estar individual e coletivo no ambiente de trabalho, sem qualquer forma de discriminação. Além disso, busca garantir a melhoria da autoestima e da integração dos servidores, estagiários e colaboradores, identificar, prevenir e enfrentar os riscos psicossociais no trabalho e fomentar um espaço de escuta para os integrantes da PGE-CE.
Uma das principais metas do programa é incentivar a adoção de um estilo de vida saudável e promover ações e práticas que melhorem o relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho. Para alcançar esses objetivos, serão identificadas e adotadas práticas inovadoras, visando à sensibilização e ao engajamento do público-alvo.
É importante ressaltar que todas as iniciativas, projetos e ações do Programa de Qualidade de Vida no Trabalho devem estar alinhados com o princípio constitucional da dignidade da pessoa humana e com os direitos e garantias fundamentais previstos no artigo quinto da Constituição Federal,
Ainda, todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade.