Medida vem após repercussão de matéria que denuncia redução de ônibus em alguns bairros da Capital / Reprodução/PMF

O transporte urbano de Fortaleza recebe, a partir desta quinta-feira, um reforço com 40 linhas de ônibus. A frota corresponde a 52 novos veículos.

Siga o Poder News no Instagram.

A Prefeitura estima que 27 mil pessoas serão beneficiadas diariamente.

A ampliação dos coletivos foi anunciada, nesta quarta-feira, 15, pelo prefeito José Sarto (PDT).

O gestor tomou decisão após se reunir com representantes do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus) e da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor).

Segundo o Sindiônibus, o acréscimo nas linhas urbanas ocorrerá de forma imediata para atender as demandas da população.

Ainda, os veículos adquiridos pertencem ao modelo Euro Seis, sistema para reduzir a emissão de poluentes em veículos de grande porte.

“São veículos com suspensão pneumática, ar-condicionado, porta USB para carregar telefone, todo um pacote de modernidade que vamos entregar para a população” ressaltou Dimas Barreira, presidente do Sindiônibus.

Ainda, a Etufor reforçou, na última segunda-feira, 13, sete linhas urbanas de grande demanda, totalizando uma adição de 10 veículos na frota.

A medida é uma forma de reduzir o tempo de espera e evitar lotação de passageiros.

Denúncia
Antes da decisão, o Ministério Público do Ceará (MPCE) cobrou explicações da Etufor e do Sindiônibus sobre uma aparente redução no número de viagens de algumas linhas em circulação, entre dezembro de 2023 e abril deste ano.

O MPCE também investiga qual a motivação e circunstâncias para a possível redução que atingiu bairros das regionais 6, 9 e 10.

As duas instituições possuem um prazo de 20 dias para responder ao órgão ministerial.

O MPCE tomou conhecimento da situação após reportagem do jornal O POVO.

Além da redução, a matéria denunciou tempo de espera excessivo em paradas e terminais e casos de assédio ou importunação sexual devido à superlotação dos coletivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *