O exame oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da Secretaria de Saúde de Sobral, detecta hipotireoidismo congênito / Divulgação

Aconteceu, nesta terça-feira, 6, uma Educação Permanente em Saúde sobre a realização do Teste do Pezinho. A capacitação aconteceu na Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia (ESPVS) e contou com a participação de técnicos e enfermeiros do Sistema Municipal de Saúde.

De acordo com a enfermeira obstetra e neonatologista da Estratégia Trevo de Quatro Folhas, Cinthya Gameleira, o momento foi facilitado pelo Trevo e contou com a pediatra Juliana Pinto como orientadora da turma.

 “Foi um momento bastante enriquecedor, em que foi possível enfatizar a importância do Teste do Pezinho, abordando pontos como a coleta correta, cuidados com preenchimento da ficha de coleta e envio para o Trevo. Além disso, também foi conversado sobre as atualizações acerca do teste”, afirmou Cinthya.

A Triagem Neonatal Biológica (TNB), mais conhecida como Teste do Pezinho (TP), é um dos primeiros exames da vida de um bebê e um dos mais importantes, além de ser obrigatório no Brasil desde 1992.

O teste deve ser realizado entre o terceiro e quinto dia de vida, período em que se consegue diagnosticar um maior número de doenças, daí a necessidade de ser realizado em tempo hábil.

O exame oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da Secretaria da Saúde de Sobral, é capaz de detectar hipotireoidismo congênito, hiperplasia congênita de supra renal, fenilcetonúria, fibrose cística, anemia falciforme e deficiência da biotinidase. As doenças mais diagnosticadas no teste do pezinho são o hipotireoidismo congênito e a doença falciforme.

No município, a realização do teste pode ser feita em domicílio ou no Centro de Saúde da Família. Para realizá-lo, os responsáveis devem entrar em contato com a unidade do seu território e agendar o exame.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *