O deputado Alysson Aguiar destacou a importância do setor para a economia do estado / Divulgação

A Semana do Microempreendedor Individual (MEI) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) iniciou suas atividades nesta terça-feira, 23, com a assinatura de uma série de acordos de cooperação técnica para facilitar os processos para os microempreendedores do Estado. 

Os acordos foram celebrados com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae/CE), Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (Sefaz), Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) e Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Durante o evento, promovido pela Sala do Empreendedor da Alece, o  deputado Alysson Aguiar (PCdoB), coordenador do órgão, agradeceu a presença das instituições parceiras e comentou sobre a importância do microempreendedorismo no Ceará. 

O parlamentar destacou também a programação da Semana do MEI, que inclui cursos e palestras para quem deseja empreender. 

Participaram da abertura da semana a deputada Jô Farias (PT) e o ex-deputado estadual Walter Cavalcante, assessor especial de Relações Institucionais do Governo do Estado e autor do requerimento que criou o espaço na Assembleia.

Maria de Jesus Dias da Silveira, coordenadora da Sala do Empreendedor da Casa, frisou que as parcerias reforçam ainda mais o leque de serviços oferecidos pelo órgão em todo o Estado. 

“Já estivemos em mais de 30 municípios cearenses levando os nossos serviços e os parceiros”, afirmou Maria.

O superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, enfatizou a importância de aumentar o apoio para todos aqueles que optam por ser microempreendedores. Segundo ele, 54% dos empregos formais no País são gerados pela categoria. 

O secretário da Fazenda do Estado do Ceará, Fabrízio Gomes, reiterou a relevância dos microempreendedores, indicando que, no Ceará, R$ 54 milhões são arrecadados mensalmente com a atividade dos MEIs.

Também estiveram presentes na solenidade de assinatura dos acordos Júnior Castro, presidente da Aprece, e Antônio Francismar Lucena, gerente executivo do INSS.

Criada em 2021, a Sala do Empreendedor da Alece atua com convênios e cooperações técnicas com foco no apoio aos microempreendedores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *