O Dia da Indústria foi comemorado nesta sexta-feira, 23, durante sessão solene no Plenário 13 de Maio, da Assembleia Legislativa do Ceará.
O deputado Firmo Camurça (União), que propôs a celebração da data em requerimento subscrito pelos deputados Marta Gonçalves (PL), Dra. Silvana (PL), Alysson Aguiar (PCdoB), Missias Dias (PT) e Antônio Granja (PDT), reconheceu a importância do setor industrial para o desenvolvimento do estado do Ceará.
O parlamentar destacou a participação do município de Maracanaú, que hoje, segundo informou, concentra o maior polo industrial do Ceará.
“Maracanaú possui uma infraestrutura capaz de sediar qualquer segmento industrial. A indústria pavimentou o desenvolvimento do município e consolidou o comércio e o serviço, que hoje representam 54% do PIB. A indústria, que no passado tinha a maior participação no PIB, atualmente representa 34%”, disse Firmo
Firmo Camurça ressaltou ainda que, mesmo com uma participação menor no PIB (Produto Interno Bruto), a indústria é responsável pela maior geração de empregos formais.
Segundo o deputado, o Ceará tem sido um exemplo de como a indústria pode impulsionar o desenvolvimento social de uma região que, com setores diversificados, desempenha um papel fundamental na geração de emprego e renda, atração de novos investimentos, além de impulsionar também a área da tecnologia.
“A indústria cearense produz de alimentos a equipamentos eletrônicos, e essa variedade de produtos hoje é a força motriz do nosso Estado”, finaliza Firmo
O prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, agradeceu em nome dos homenageados e destacou a força e determinação do empresariado cearense para enfrentar e superar as dificuldades para seguir adiante.
“Dizem que 80% das empresas morrem no segundo ano de vida, e a nossa empresa, por exemplo, está fazendo 60 anos, mas aqui temos vários outros empresários que passaram por dificuldades e hoje são vencedores. Resistiram às crises e estão trabalhando e gerando emprego para a nossa população”, destaca o gestor