No distrito de Sucesso fica a Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Jáder de Figueiredo Correia / Helene Santos/Governo do Ceará

O município de Tamboril, no Sertão de Crateús, é destaque em ranking nacional que mede a qualidade de ensino e a oferta de oportunidades na rede de educação básica.

Siga o Poder News no Instagram.

Segundo levantamento do Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (Ioeb), revelado na última semana, Tamboril atingiu a pontuação de 5,9 em 2023 – a nota é superior as média estadual (5,5) e nacional (5,1).

É também o maior índice do município na série histórica. Com a pontuação, Tamboril ocupou a posição 11 entre os 500 que registraram avanços na educação.

“Isso reflete nosso compromisso contínuo com a excelência educacional e o desenvolvimento de nossos estudantes”, afirmou a Secretaria de Educação do município, em nota.

O anúncio também foi bem recebido pelo prefeito de Tamboril, Marcelo Mota, que creditou o avanço ao empenho conjunto da Secretaria Municipal, profissionais da Educação e a comunidade escolar tamborilense.

Tamboril está entre os 70 municípios cearenses que apresentaram maiores avanços educacionais nos quatro últimos anos.

Em 2023, entre dez municípios bem avaliados no Ioeb, seis ficam na região Nordeste (67%).

Saiba mais
O Ioeb mede as oportunidades educacionais oferecidas para todas crianças, adolescentes e jovens em um município, estado ou Distrito Federal.

Seu valor é para cada local analisado e diagnostica aspectos de toda a educação básica ofertada no território.

As medições são realizadas pela organização Roda Educativa, antiga Comunidade Educativa Cedac. Os índices de 2023 são relativos ao ano de 2019, período que antecedeu a pandemia.

O cálculo do Ioeb inclui os indicadores do Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb), informativos do Censo Escolar e outros dados, como a formação dos professores e indicativos de crianças e jovens que não frequentam a escola.

Com um diagnóstico amplo, o objetivo é servir de subsídio para que gestores e lideranças ofertem mais oportunidades educacionais em suas localidades, reduzindo desigualdades sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *