Segundo uma pesquisa do instituto Real Time Big Data, contratada pelo Grupo Otimista de Comunicação, o ex-deputado federal Capitão Wagner (União Brasil) continua liderando, em todos os cenários, em relação às eleições para prefeito de Fortaleza em 2024.
A coleta foi realizada entre os dias 24 e 25 de agosto, com mil entrevistados, acima de 16 anos de idade. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%.
Wagner segue em frente, tanto nas perguntas estimuladas, quanto espontânea.
A pesquisa anterior, também contratada pelo Grupo Otimista e realizada pelo Real Time Big Data, foi publicada início de junho passado.
No levantamento espontâneo, Capitão Wagner (UB) apareceu com 7%, Roberto Cláudio (PDT) com 5%, José Sarto (PDT) 4%, Luizianne Lins (PT) com 2%; não souberam ou não responderam 69% e votariam nulo ou em branco 11%.
Espontânea
A pergunta espontânea realizada pelo Real Time Big Data, desta vez, foi: “Se as eleições fossem hoje em quem você votaria para prefeito de Fortaleza?”.
O entrevistado responde sem que nomes específicos lhe sejam apresentados.
Nesta etapa, o resultado foi o seguinte: não souberam ou não responderam 63%; 12% votariam nulo ou branco; o ex-deputado federal e atual secretário de Saúde de Maracanaú, Capitão Wagner (União Brasil) lidera com 9%.
Já o atual prefeito José Sarto (PDT) foi citado por 6%, o ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT) por 5%; a ex-prefeita e atual deputada federal Luizianne Lins (PT) obteve 1%.
Além deles, o deputado federal André Fernandes (PL) alcançou 1%, assim como o deputado estadual Evandro Leitão (sem partido). Outros foram citados por 2%.
Como a margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais, os três primeiros colocados estão tecnicamente empatados, uma vez que Wagner pode variar de 12 a 6%; José Sarto de 9 a 3% e Roberto Cláudio de 8 a 2%.
Estimulada
A pergunta estimulada – “Se os candidatos fossem esses, em quem você votaria para prefeito de Fortaleza?” – foi feita em cima de quatro possíveis cenários de disputa.
No primeiro cenário da pergunta estimulada foi apresentado cinco nomes.
Capitão Wagner aparece com 32%, Luizianne Lins com 20%, José Sarto com 16%, Evandro Leitão com 9% e o deputado estadual Carmelo Neto (PL) com 6%. Nulos e brancos 7%; não souberam ou não responderam 10%.
No segundo cenário quatro nomes foram apresentados. Capitão Wagner aparece com 33%, Luizianne Lins 21%, José Sarto também com 21%, Carmelo Neto com 6%. Nulos e brancos 7% e não souberam ou não responderam 12%.
No terceiro cenário quatro nomes foram apresentados. Capitão Wagner obteve 32%, José Sarto 22%, Evandro Leitão 15%, Carmelo Neto com 6%. Brancos e nulos 10% e não souberam ou não responderam 15%.
No quarto cenário seis nomes foram apresentados. Capitão Wagner aparece com 30% das intenções, Roberto Cláudio com 24%, Luizianne Lins com 17%, Evandro Leitão com 7%, Carmelo Neto com 4%, André Fernandes também com 4%. Nulos e brancos 6% e não souberam ou não responderam 8%.