
Nos últimos 15 meses, a Associação Caatinga (AC), organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, promoveu reuniões mensais com famílias de comunidades rurais próximas a Reserva Natural Serra das Almas, entre Crateús (CE) e Buriti dos Montes (PI).
Siga o Poder News no Instagram.
A ONG estima que realizou 28 reuniões que abordaram temas fundamentais para o cuidado das crianças desde o seu nascimento. Estima-se que 141 pessoas participaram dos debates.
A ação faz parte do projeto No Clima da Caatinga (NCC), iniciativa que conta com o patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.
Para a coordenadora de Educação Ambiental, Marília Nascimento, as ações tiveram como objetivo o desenvolvimento infantil saudável com suporte às mães, pais e responsáveis de crianças de 0 a 6 anos (primeira infância).
“Buscamos capacitá-los para a adoção de práticas e comportamentos que fortaleçam o vínculo afetivo com as crianças e proporcione um ambiente acolhedor e estimulante, onde os pequenos possam desenvolver sua autonomia de forma plena”, explica.
Enquanto os adultos participavam das discussões, as crianças se envolviam, no espaço infantil, em atividades lúdicas e educativas oferecidas pela Liga da Caatinga, programa de voluntariado da Associação Caatinga.
A psicóloga da Associação e facilitadora da ação, Vanessa Feitosa, explica que ação foi necessária para que o público-alvo, em sua maioria de mulheres e mães, não se sentisse prejudicado com o deslocamento às reuniões
“A iniciativa foi executada de maneira integrada considerando o desafio do público predominante nos encontros, as mulheres, que muitas vezes têm sua participação em ações como essa comprometida pela ausência de rede de apoio e suporte que possam ficar com as crianças.”, destaca.
O impacto desse trabalho, intitulado Encontros de Suporte à Primeira Infância, será abordado em uma live a ser transmitida no próximo dia 29 de fevereiro, no canal da associação no Youtube.
“Vamos trazer informações sobre a ação em si, o que foi feito, a metodologia, a importância e os resultados”, enfatiza Vanessa Feitosa. “Esse foi um projeto piloto muito exitoso e queremos dividir essa experiência com a sociedade para que ela seja reproduzida em outras localidades, beneficiando um número maior de crianças e seus familiares”, finaliza Marília Nascimento.
Desde 2011, mais de 111 mil pessoas e 80 escolas foram envolvidas em ações de educação ambiental, promovidas por meio do projeto No Clima da Caatinga.
O objetivo é diminuir os efeitos potenciais do aquecimento global por meio da conservação do semiárido, a partir do desenvolvimento de um modelo integrado de conservação da Caatinga.
Serviço
Live “O florescer da infância na Caatinga: a experiência do NCC para fortalecimento do desenvolvimento infantil”
Organização: Associação Caatinga
Quando: 29 de fevereiro (quinta-feira), a partir das 18h30
Plataforma: Youtube