Muito se fala sobre Cultura Organizacional, mas poucas empresas sabem de fato o que significa e ainda há muitos equívocos sobre o tema em todo o mundo.
Siga o Poder News no Instagram.
No Brasil, segundo a psicóloga organizacional Veruska Galvão, quando o assunto é gestão de pessoas, não existe nada mais estratégico do que uma cultura organizacional fortalecida, pois sem cultura o negócio não é sustentável.
Segundo a pesquisa Global de Cultura Organizacional 2021, realizada pela PWC, onde foram entrevistados 3.200 lideranças e profissionais em 50 países, 72% dos entrevistados relataram que a Cultura Organizacional ajuda a impulsionar iniciativas de mudanças bem sucedidas.
A maioria (67%) dos entrevistados diz que a cultura é mais importante do que a estratégia ou as operações.
Eles também concordam que as prioridades no campo da cultura devem incluir recrutamento e retenção, digitalização, saúde e segurança e colaboração.
“A liderança tem o papel de modelar a Cultura Organizacional e não o RH, são os líderes que irão modelar e moldar o comportamento das pessoas, a partir do próprio comportamento. Os líderes são o modelo do que a organização espera para a sua cultura”, afirma a psicóloga.
“Os profissionais de RH também devem ser modelos e uma das principais forças para criar e incorporar o que é a cultura da empresa, inspirando os demais colaboradores”, completa.
Para a especialista, a estratégia sem a Cultura não acontece e o preço dessa ausência é a saúde das pessoas, a falta de engajamento e o clima organizacional ruim.
“A estratégia é “o que” e a Cultura é o “como”. Valor é tudo aquilo que é importante e sem os valores não tomamos decisões. Uma empresa que leva a Cultura a sério utiliza os valores para tomada de decisões”, finaliza.