
O Grupo Especializado Maria da Penha (Gemp) da Guarda Municipal de Fortaleza realizou 4.149 intervenções entre janeiro e agosto de 2024, reafirmando seu compromisso na proteção e apoio às mulheres em situação de vulnerabilidade na capital cearense.
Siga o Poder News no Instagram.
Entre as atividades destacadas, o Gemp executou 3.912 ações de patrulhamento e rondas preventivas, 148 atendimentos a mulheres vítimas de violência e de gênero, 25 procedimentos em delegacias e 64 ações socioeducativas e palestras.
Atuando nas comunidades em torno das Células de Proteção Comunitária, onde os índices de violência contra a mulher são mais altos, o Gemp tem se mostrado essencial no apoio a mulheres sob medida protetiva e em risco iminente de feminicídio.
Durante o mês de agosto, em alusão ao “Agosto Lilás”, o grupo participou de cinco palestras, alcançando cerca de 270 pessoas, entre homens, mulheres e jovens, em órgãos públicos e empresas privadas.
O efetivo do Gemp é composto por 32 servidores, sendo 20 mulheres e 12 homens, todos capacitados e treinados para realizar abordagens e atendimentos qualificados, tanto às vítimas quanto aos agressores.
A formação inclui orientações sobre a rede de apoio às mulheres, tipos de violência, técnicas de abordagem, protocolos e noções de acolhimento e atendimento humanizado.
Viaturas com Identidade Visual Especializada
As viaturas do Gemp possuem uma identificação visual diferenciada, com adesivação especial em tons de lilás e um brasão específico, destinadas a proporcionar um atendimento mais célere e eficaz às mulheres vítimas de violência doméstica.
A iniciativa do Gemp é uma ação conjunta da Secretaria Municipal da Segurança Cidadã (Sesec) e da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, da Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), que delineou a estrutura e o funcionamento do grupamento como um serviço na Rede de Proteção e Segurança Cidadã para as mulheres de Fortaleza.
Para acionar o grupo, basta ligar para o Ciops, pelo telefone 190, ou se dirigir a uma das 14 Células de Proteção Comunitária espalhadas pela cidade.
