
Os cearenses e turistas puderam aproveitar o Carnaval de 2025 com mais tranquilidade em todo o Estado. A “Operação Carnaval 2025” teve como resultado a redução dos índices de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs) e furtos em comparação com o ano anterior. Além disso, houve queda nos registros de roubo e furto de aparelhos celulares, com o CVP alcançando o melhor resultado da série histórica, que teve início em 2009.
Siga o Poder News no Instagram.
O sucesso da operação foi resultado do esforço conjunto de diversas instituições, como a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), a Polícia Militar do Ceará (PMCE), o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), a Perícia Forense do Ceará (Pefoce) e as coordenadorias de Planejamento Operacional (Copol), Inteligência (Coin) e Operações Aéreas (Ciopaer) da SSPDS.
De acordo com os dados da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), os Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP), que abrangem todos os tipos de roubo, exceto latrocínio, apresentaram uma diminuição de 35,42% em relação ao Carnaval de 2024. Foram registrados 237 casos este ano, contra 367 no ano anterior. Quanto aos crimes de furto, a redução foi ainda mais expressiva, com uma queda de 43,53%, o que representou 387 ocorrências a menos em comparação a 2024, quando houve 889 registros. Em 2025, o número total de furtos foi de 502.